Fórum debate monitoramento do ensino remoto e avaliação da aprendizagem
Evento será realizado nesta quarta, com participação do professor Almerindo Janela, da Universidade do Minho, de Portugal
As ações de monitoramento e avaliação do ensino remoto emergencial na UFMG serão discutidas em fórum on-line, promovido pelo Programa Integração Docente, nesta quarta,10 de fevereiro, das 14h às 16h. O evento será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Ação Comunitária (CAC) no YouTube (onde ficará disponível), com tradução simultânea em Libras.
O debate, o 15º organizado pelo programa, incluirá a apresentação dos resultados gerais e a metodologia de acompanhamento do ensino remoto, além de reflexões sobre a importância e os sentidos da avaliação da aprendizagem, propostas pelo convidado especial, Almerindo Janela, docente do Departamento de Ciências Sociais da Educação e pesquisador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, em Portugal.
Participarão do primeiro bloco integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA): as professoras Viviane Birchal, presidente, Andréa Motta, coordenadora, Maria Flores Batista, responsável por comentar os dados coletados na primeira fase do processo, com foco nos colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), e Suzana Gomes, que abordará os números obtidos na segunda fase, na qual foram envolvidos docentes, alunos e técnicos em assuntos educacionais.
A estudante Luiza Datas, do curso de graduação em Letras e coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e o servidor Luiz Antônio de Faria, vinculado à Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), comentarão os resultados referentes às suas categorias.
Números positivos
A comunidade acadêmica tem-se adaptado bem ao ensino emergencial, de acordo com dados da primeira fase do monitoramento, apresentados durante o 12º fórum online, realizado em outubro.
O formato possibilitou a retomada de 92% das 10.098 turmas previstas para o primeiro semestre letivo de 2020, a manutenção de 98% das disciplinas teóricas, de 87% das práticas e de 90% das teórico-práticas. A mesma etapa indicou as boas práticas e os desafios do primeiro semestre com o ensino remoto. As informações estão reunidas em relatório elaborado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Agora, os integrantes da CPA discutirão os resultados dos questionários respondidos por 1.712 professores, 12.303 alunos e 996 servidores técnico-administrativos, de novembro de 2020 a janeiro deste ano, com perguntas baseadas nos dados coletados durante a primeira fase.